terça-feira, 26 de julho de 2011




         Caros amigos, mais uma vez venho comentar sobre as curiosidades e belezas naturais do RN , sobretudo Natal . Essa cidade de mais de 411 anos , tem  uma infinidade  de peculiaridades que gradativamnte vamos conhecendo. Vamos falar do Forte dos Reis Magos. Localizado na praia do meio, também conhecida como a praia do forte. Um local belíssimo , cercado de arrecifes e um mar azul e calmo de uma beleza singular.
         Bem,   aqui estão 
algumas curiosidades sobre o Forte  que você precisa saber:


          O Forte foi inaugurado em 06 de janeiro de 1598 , dia de Reis, daí o nome FORTE DOS REIS MAGOS;
           Levaram-se 30 anos até o término da construção.Estrategicamente localizado na entrada do porto da cidade, o forte servia de base militar , pelos portugueses colonizadores, que posteriormente  de 1630 a 1654 foram dominados pelos os holandeses.Só após esse ano retomado pelos portugueses;
          
           Em sua construção foram usados areia, óleo de baleia, bronze e grandes pedras de granito, trazidas de navio de Portugal;

           O Forte era habitado por um Capitão, alguns comandantes e aproximadamente 100 soldados.;

           Os Canhõs são originais.Há canhões de 400 kg apontados para terra e 800 kg apontados para o mar, pois esses últimos deveriam ser de maior alcance, devido a aproximanção de inimigos via mar.

           A história é contada com riqueza de detalhes pelos guias que trabalham no Forte. Ao visitá-lo , é recomendável fazê-lo orientado por um guia. A visita vale uma aula de história.

           Não deixem de visitar esse lugar que mostra toda uma história de mais 400 anos , de lutas , batalhas , alojamentos , celas , canhões e muito mais. Paredes enormes , concretadas  com pedras de granitos de toneladas de espessuras.

           É um passeio imperdível , para quem gosta de cultura e história do Brasil.Sem falar que você irá conhecer uma das praias mais lindas do Rio Grande do Norte. Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário