domingo, 20 de maio de 2012

 RIO GRANDE DO NORTE- FONTE DE ENERGIAS RENOVÁVEIS.

 


        O Rio Grande do Norte, está cada vez mais acreditando e investindo em  fontes de energias renováveis como a força dos ventos nordestinos em mover as enomes hélices das torres aeólicas, gerando uma energia limpa e sem demais prejuízos à natureza.
    
        A avaliação precisa do potencial do vento de uma região, é o primeiro passo para o aproveitamento do recurso aeólico como fonte de energia. E isso o estado tem de sobra. As hélices se movem com uma velocidade específica de acordo com os ventos , que se convertem em energia através de um aerogerador. Hoje o Rio Grande do Norte, conta com vários municípios que exploram esses recursos , entre eles destacam-se: Rio do Fogo, Guamaré, Mossoró e João Cãmara, esse último conta com uma escola tecnológica de  recursos renováveis. O investimento do estado na área , envolve  uma série de treinamentos em profissionais capacitados que aos poucos entram no mercado interno , ajudando a cada vez mais aprimorar este recurso no estado.

        No meio ambiente, a energia aeólica é considerada a energia mais limpa  do planeta, disponível em diversos lugares e diferentes intensidades, uma boa alternativa às energias não-renováveis.Não obstante,  apesar de não emitir combustíveis poluentes, fazendas aeólicas não são totalmente desprovidas de impactos ambientais. Veja abaixo:
-Alteram a paisagem com suas torres e hélices gigantescas;
-Podem  ameaçar pássaros se instaladas em rotas de migração;
-Emitem um certo nível de ruído(de baixa frequência), que pode causar algum incômodo;
-Podem causar interferencia na transmissão de sinal de TV.

         Apesar de todos esses pequenos impactos, a energia aeólica , é cada vez mais utilizada no panorâmico energético mundial, pois apresentam um custo reduzido em relação a outras opções de energia.No Rio Grande do Norte, a energia limpa das aeólicas já é uma realidade, e chega a ultrapassar estados pioneiros nesse segmento como o Ceará e Rio Grande do Sul. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário