quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CARCINICULTURA , PILAR DA ECONOMIA POTIGUAR





           A  Carcinicultura é a técnica de criação de camarões em viveiros. A atividade hoje é bem desenvolvida no litoral nordestino do Brasil, e principalmente no Rio Grande do Norte.

           A cultura do camarão em viveiros vem gradativamente gerando renda e empregos diretos e indiretos, tornando-se assim uma das principais fontes de economia do estado.

           Dentre os crustáceos, o camarão destaca-se por ser uma iguaria fina e seu valor nutritivo, tendo consumo em larga escala, principalmente entre as nações mais desenvolvidas.O consumo interno no mercado nacional , também aumentou consideravelmente com a ascensão das classes sociais no Brasil e    com a acessibilidade do preço do produto na prateleira dos hiper-mercados.

           Neste contexto, a carcinicultura apresenta excelente potencial de crescimento com duas caracteristicas notáveis: ser uma produção do setor primário que não depende de chuvas, pois encontra nas águas salobras do litoral potiguar, condições ideais para o seu crescimento e gerar empregos para trabalhadores das áreas rurais do estado.

           Os investimentos nesse setor, são de milhões de dólares anuais, seja na mão-de-obra qualificada , seja na tecnologia empregada com rações e estrutura maquinária para exportação do produto. Isso faz com que o Rio Grande do Norte lidere a produção de camarões em todo o país.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário