terça-feira, 2 de agosto de 2011

AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN


           
                     

               Caros amigos, hoje comentarei sobre um mega-projeto aeroportoário, que é o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante-RN. Distante à 40km da capital Natal, será o maior do Brasil em dimensões e modernismo. Há pelo menos 10 anos iniciou-se o projeto, mas só agora com a confirmação que Natal sediará jogos na Copa  do mundo de 2014, é que a INFRAERO responsável pela administração do sistema viário do´Brasil., confirmou as verbas e a construção do aeroporto numa ´Parceria Público Privada (PPP), inclusive já com o lançamento do edital.

               Como vemos na foto acima, boa parte da cabeceira das duas pistas de decolagem já estão bem adiantadas, as mesmas estão sendo construídas pelo setor de engenharia do Exército Brasileiro, onde num futuro próximo, serão construídos os demais setores, como terminal de passageiros, estacionamentos entre outros empreendimentos, pela empresa  privada que ganhar a licitação para  contruir com dinheiro que não saia dos cofres públicos.

                É um novo conceito de estrutura aeroportoária no país, senão vejamos:

Será um aeroporto-cidade, ou seja , o mesmo terá junto com toda infraestrutura, hoteis,shopings , restaurantes e outras fontes de renda para a população dos´municipios adjacentes da região metropolitana de Natal;
A empresa ganhadora da licitação ,além de construir o aeroporto, poderá explorar comercialmente durante 25 anos todos itens de infraestrutura do mesmo, comerciais  e de passageiros.:

A previsão do término da obra  até o primeiro semestre de 2014, onde estará pronto para ser explorado comercialmente e apto a receber todo montante de turistas que desembarcarão no estado devido a copa.

 
Estima-se  que serão gastos  aproximadamente 1 bilhão de reais no projeto total de construção do aeroporto.


             São realmente dados impressionantes e que só trazem para todos os potiguares orgulho de tão grande obra ser construida em nosso estado, trazendo consigo emprego e progresso para toda população.



                

Nenhum comentário:

Postar um comentário