A educação no Rio Grande do Norte , é tema constante de debates e análises políticas e em todas as camadas da sociedade potiguar. Senão vejamos, o RN hoje sofre com greves que de tão intensa , prejudicou o ano letivo de 2011.
O governo atual de Rosalba Ciarlinne do DEM( Partido dos Democratas) , ao assumir a administração do estado , não conseguiu conter uma onda enorme de greves em quase todos os setores primordiais para um bom funcionamento do estado.
As greves se estendiam em setores como Segurança, Saúde, Transportes e principalmente na Educação.Foram mais de 90 dias de greve dos professores que lutavam por um salário mais digno ao qual a profissão de professor exige, pois com um salário de um pouco mais de R$900,00, não é condizente com o trabalho de educador em qualquer recanto desse Brasil.
Do outro lado , o governo alegando não ter condições financeiras de arcar com um aumento de salário, estava irredutível e intransigente com a proposta dos professores.
A professora Amanda Gurgel , ganhou notoriedade nacionalmente, quando numa audiência na Câmara Municipal de Natal, surgiu criticando veementemente a secretária e o estado pela falta de investimento na educação do RN.O vídeo foi parar no youtube e teve em poucos dias de postagem , mais de 200 mil acessos.
Atualmente, a maioria das greves acabaram, mais a educação no RN, continua sofrendo , pois o ano letivo está ameaçado para uma população que depende em sua grande maioria do serviço público.
Resta agora esperar, que um estado de tanta riquezas e belezas naturais como o é o RN, torne a educação uma realidade para todos. Com mais escolas, merenda, e uma remuneração digna para toda a classe de professores. Pois sem a boa educação, nenhum estado ou nação mundial , consegue suprir outras necessidades básicas como o desenvolvimento humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário