terça-feira, 16 de agosto de 2011

NATAL-RN A CIDADE DO TURISMO





          
           Natal, capital do Rio Grande do Norte é uma das cidades brasileiras que mais atraem turistas no país. Atraindo visitantes dos mais longíquos lugares , sejam no Brasil ou estrangeiros das mais diversas nacionalidades.Mas não é a toa que a cidade se destaca entre tantas outras concorrentes de peso como Fortaleza no Ceará, Recife em Pernambuco  e Salvador na Bahia. São vários os motivos que ocasionam tanta exploração turística , entre eles a divulgação desse potencial na mídia das grandes metrópoles, como
São Paulo e Rio de Janeiro e também no exterior como Estados Unidos e  Europa.

           Vale ressaltar  que Natal é sol praticamente o ano todo, com suas praias , lagoas e seu povo acolhedor , onde o turista encontra também uma rede hoteleira de fazer inveja a outros centros turísticos. A avenida da via costeira está repleta de grandes hoteis luxuosos e resords dos mais diversos.

            Natal está entre o rio e o mar. O litoral potiguar possui mais de 400km de maravilhosas praias, com encantadoras lagoas de lazer próximas ao mar e mais de 20km de extensão de rio em área  urbana.

            Algumas curiosidades sobre Natal que vale a pena comentar;

Quem está nas praias olhando para o mar de Natal, está mais perto da África que de São Paulo e mais próximo da Europa que da Argentina. A cidade é a '' esquina do continente ''.

Em 1942, época da Segunda Guerra Mundial, a posição geográfica de Natal, foi classificada como ''um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo'' pelo Departamento de  Guerra dos EUA.

A população de Natal foi a primeira a consumir Coca-Cola na América do Sul, em 1942, quando a chegada das tropas aliadas trouxe de carona a quarta fábrica de bebida do mundo. A bala do Mickey, vendida na Disney, também sai da cidade, da fábrica da SAM'S, que há 50 anos exporta guloseimas.

Natal, conta-se que foi ponto de parada do escritor fraçês Saint-Exupéry, aviador na Segunda Guerra, e que citou o pôr-do-sol da cidade  no seu livro ''Atlântico Sul'', e o Baobá ( árvore africana de tronco grosso) que existem ainda três exemplares no estado, na sua mais famosa obra, ''O Pequeno Príncipe''. O autor teria ficado impressionado com o fato de que eram necessários 15 homens para abraçar o tronco da árvore.

O coqueiro,  árvore constante nas praias de Natal, foi usado na  Segunda Guerra Mundial, como base aliada no comando americano, porque a água de coco é rica em proteínas, sais minerais e vitaminas , substituindo o soro.

             Natal recebe por volta de 2 milhões turistas/ano, e está com o fluxo ascendente com 25% de aumento por ano. A cidade possui o ar mais puro das américas, tem o maior cajueiro do mundo, possue o parque das dunas , local de acesso a vegetação preservada , próximo ao mar.A culinária também se destaca, com a melhor carne-de-sol e um belo carangueijo extraído dos manguesais comuns na região.

             Portanto, visite  Natal e desfrute de todas essas delícias, só  tenha cuidado para não se apaixonar totalmente pela cidade e de repente resolver ficar de vez, como o fez o  comentarista que vos escreve. Abraços.



Nenhum comentário:

Postar um comentário