quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PETRÓLEO NA BACIA POTIGUAR




                                        
            O Rio Grande do Norte é um estado privilegiado em sua posição geográfica, tanto por estar localizado  no litoral nordestino, como conter em suas terras e em suas praias um dos líquidos mais preciosos do mundo: o PETRÓLEO.

           O estado é o segundo maior produtor do Brasil, sendo que  é o primeiro em produção de petróleo terrestre.

           As reservas provadas no Rio Grande do Norte e Ceará , são de 401,2 milhões de barris de petróleo e 16,4 milhões de metros cúbicos de gás. No ano de 2000 , já haviam mais de 4.000 poços perfurados em terra e mais de 200 no mar.

           São 15 municípios os maiores produtores do petróleo e gás natural. Com investimento de mais de 13,9 bilhões de dólares e  um plano de desenvolvimento sustentável da PETROBRÁS, em crescimento , rentabilidade e responsabilidade social.

           Os principais produtores são: Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Assu, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Gov.Diz Sept Rosado,Guamaré, Macau, Mossoró, Pendencias, Porto do Mangue, Serra do Mel e Upanema.

           O royalt é uma compensação paga aos estados e municípios produtores. Cabe aos mesmo fazerem bom uso do dinheiro repassado pela PETROBRAS , por meio do governo federal e seus ministérios.A população desses municípios muitas vezes não são beneficiada com a boa utilização do dinheiro público, onde os seus governantes, em alguns casos, desviam a verba para outros fins.

           O estado é rico, tanto em suas belezas naturais , atraindo turistas de todos os cantos do mundo, como em sua formação geológica, produzindo o petróleo que tanto abre fronteiras e riquezas ao mesmo.Contudo, ainda temos  vergonha de saber que nos quisitos Educação, Saúde, Transporte e Saneamento Básico, somos um dos piores do Brasil. Paradoxalmente à toda a riqueza na extração do petróleo, temos em nossos governantes, uma má administração  que pouco olha para a população mais pobre .

          

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário