quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A CULTURA POTIGUAR





          O Rio Grande do Norte , é um estado rico em cultura e diversidade étnica. Um povo miscigenado, que traz em suas raízes uma criatividade eloquente e variada.A união de três grupos étnicos que formam o povo brasileiro, o índio, o português e o negro, aliado aos imigrantes holandeses é composto o povo potiguar.

          A influencia holandesa é mais acentuada no interior do estado , enquanto na capital Natal, vê-se a herança do povo indígena e portugueses.

          A raça negra influencia mais nitidamente no tocante as tradições, como as danças folclóricas, religião, comida , celebrações e tradições trazidas da cultura negra, estão presentes no dia-a-dia do povo potiguar.

          De acordo com o censo 2000, a população do estado é  53,4% é parda, 41% branca, 3,6% negra e 0,7% amarelos e índios.

          A influencia de diversidade está na cultura potiguar, no folclore e eventos populares, que vai de procissões e vaquejadas, e danças típicas como o forró, quadrilhas estilizadas e bumba-meu-boi.

          Algumas das datas comemorativas do estado são: Santos Reis em 06 de Janeiro, Nossa Senhora da Apresentação em 21 de novembro, Descobrimento de Natal em 25 de dezembro, entre outros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário